quarta-feira, 5 de novembro de 2008

vamos reciclar!!


Olha eu aqui de novo!! Realmente estou cumprindo a promessa de escever mais né?? que bom!! fico feliz em dividir um pouquinho dos meus pensamentos com vocês....
Mas vamos deixar de enrolação...na minha onda de leitura, acabei hoje a Casa Claudia...e a edição desse mês veio com o título edição verde...falando de sustentabilidade, madeira certificada, tudo para tentarmos fazer ummundo melhor! Entrei na onda e resolvi falar sobre a reportagem que da uma "Aula de reciclagem". Quando li, comecei a pensar como produzimos lixo...você sabia que uma pessoa produz em média 1,5kg de lixo por dia??!!!!!!! Isso são 10,5kg por semana...42kg por mês!!! 504 kg por ano!!!!!!!! hello!!! é coisa demais...
A matéria fala sobre a prática dos 3 R's...reduzir a quantidade de resíduos, reutilizar materiais e reciclar o que pode ganhar vida nova se separado adequadamente e levado para a coleta seletiva!
Uma coisa interessante é que não precisamos colocar várias lixeiras em casa...bastam duas: uma para os recicláveis e uma para o lixo orgânico, pois as cooperativas separam os recicláveis que são plásticos em geral, papéis, vidros e metais. Porém, há algumas restrições, alguns desses materiais não podem ser reciclados. Entre eles estão papel celofane, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, papel carbono, papel vegetal, papel para fax e papéis encerados e plastificados, além de papel higiênico, guardanapo e papéis muito engordurados. Entre os plásticos estã as embalagens plásticas metalizadas como aquelas dos chips e bicoitos e os chamados plásticos termofixos usados na fabricação de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos!

O lixo orgânico que consiste em restos de comida, folhas e podas de jardim, pode ser utilizado como adubo e composto para plantas se colocadas em composteiras! Existem ONG's que têm modelos para casas e apartamentos! Pesquise! O óleo de cozinha pode ser usado para fazer sabão ou doado para entidades que fazem esse trabalho. Você sabia que se jogar 1L de óleo na pia, ele contamina até 20mil litros de água?????

Os eletrônicos e computadores devem ser utilizados o máximo fazendo upgrades ou doados para alguém que vá utilizá-lo. As lâmpadas fluorescentes, que contém mercúrio, devem ser embaladas em sacos pláticos e colocadas no lixo orgânico. Algumas empresas coletam essas lâmpadas e a lista delas está no site do projeto Colete Seletiva Solidária: http://www.coletasolidaria.gov.br/

Pilhas, baterias de celular devem ser entregues pelo consumidor em assistências técnicas autorizadas ou em postos de coletas já que contêm metais pesados e perigosos. O isopor é reciclável sabiam? Pois é, nem eu! hehehehe..Se vocês está reformando ou construindo, saiba que latas de tintas e vernizes não são recicláveis e devem ser separados para os caçambeiros que os também os entulhos para aterros de inertes!

Bom, a dica está dada...agora é cada um começar a pensa verde..que tal começar dando dicar em seu prédio ou condomínio, fazendo reuniões e deixando cartazes explicativos espalhados?? O mundo agradece!

0 comentários: