sexta-feira, 7 de novembro de 2008

chocolate!!


Sexta feira chuvosa....trabalhar em casa agora a tarde...preciso passar uma planta enooorme pro Cad, mas tudo bem....é a vida né....Só que hoje estou a fim de falar de coisas boas, que tal chocolate?? Ai que delíciaaa....que tentação....ainda mais nesse tempinho mais ou menos...um friozinho de leve...Vou falar um pouquinho dele...

O chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa e de bebida doce ou amarga, feito a partir do cacau; antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam o cacau. Com elas, faziam um líquido escuro que chamavam de xocoatl (do náuatle xococ "amargo" + atl "água"[1]). Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada pelos astecas, povo místico e religioso, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate.

Tipos de chocolate:
O chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de apresentação. Pode ser bebido (chocolate em pó) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leite, branco, amargo, com amendoim, amêndoa ou avelã, com ou sem recheio, etc., variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.

O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas européias.O chocolate ao leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas européias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.A couverture é o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros, como a Valrhona, Lindt & Sprüngli, Theo Chocolate e outros, com mais de 70% de cacau, e gordura de cerca de 40%.O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha[2]. Inventado na Suíça após a I Guerra Mundial, só foi divulgado nos anos 80 do século XX pela Nestlé.A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveu um chocolate à base de cupuaçu[3], que pertence à mesma família do cacau.

O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém
proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotectora. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. O chocolate constitui ainda um estimulante devido à teobromina, embora de fraca capacidade. O chocolate também possui cafeína e sua ingestão faz com que o corpo libere neurotransmissores como a endorfina.
Que o chocolate é gostoso a gente já sabe, sabendo que ele ainda pode fazer bem à saúde, aí que vamos querer mais ainda!!! hahaha...Espero que vocês tenham um fim de semana docinho!!! beijos

1 comentários:

Unknown disse...

Ninaaa, vc é muito criativa!!!
Uhuuu...chocolate é tudo de bom!!!
Ai ai !!!que vontade louca de comer...ops..acho que vou fazer brigadeiro...rs
Btokas