quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Manualmente falando...

Demorou, mas hoje saiu o post sobre meus hobbies, o scrapbooking e o carft! Tudo bem, o scrapbook por enquanto só me aventurei no digital e o craft já fazia parte da minha vida mas eu não sabia e nessa fase da minha vida estou ainda com dois projetos, que não saíram da minha cabeça AINDA!!
Resolvi explicar o que é cada um deles e quem sabe inspirar aqueles que queiram se aventurar nessa área!!

Scrapbooking
"Scrapbooking é a tendência mais quente e vibrante de artesanato em papel nos Estados Unidos, e em vários outros países, como Austrália, Canadá e Inglaterra. Scrapbooking é a arte de criar álbums da memória com o uso de fotos, papéis decorativos, etiquetas, entre outros itens. Na primeira vez que alguém escuta sobre "scrapbooking", muitas são suas perguntas e dúvidas em relação a esta arte. Mas no momento em que você vê um álbum de scrapbook completo, nenhuma explicação adicional é necessária.

A prática de scrapbooking já existe há mais de 100 anos. Contudo, o problema sempre foi que a maioria dos papéis, etiquetas e adesivos usados eram extremamente prejudiciais ao conteúdo, e assim arruinavam muitas fotografias estimadas. Com o tempo a cola soltava, fotos e detalhes caíam, papéis amarelavam, e fotos se estragavam. O uso de materiais com acidez é o inimigo número 1 dessa prática, e infelizmente esses materiais ainda são muito comuns, principalmente no Brasil.

O scrapbooking surgiu como um hobby quando as pessoas viram a necessidade de preservar memórias estimadas e fotografias com materiais sem acidez (acid-free) e métodos seguros para as fotos. O crescimento desse hobby aconteceu com o lançamento de produtos cada vez mais bonitos pelas indústrias.

Scrapbooking é uma atividade gratificante e criativa para todos. E é justamente essa sensação de prazer e de satisfação que nos faz dedicar um pouco do nosso tempo para criar páginas decoradas para álbuns de scrapbook. É como se estivessemos revivendo o instante em que as fotos foram tiradas. Além disso, é uma maravilhosa terapia rever e reviver as boas memórias que nos trazem todas aquelas fotos de amigos, parentes, e de eventos tão importantes em nossas vidas."
Fonte: Reirado daqui!!

Craft:
"Vocês que circulam por aqui já devem ter sacado que o ato de fazer artesanato, crafts ou trabalhos manuais (a terminologia mais adequada costuma gerar muita discussão) sofreu uma reviravolta com a internet. O que antes era atividade de vovós ou passatempo de donas-de-casa, pelo menos no imaginário comum, está sendo levado mais a sério como negócio. Fato interessante é que muitas pessoas jovens e bem instruídas, com ensino superior, diplomas e especializações variados, estão se dedicando a fazer trabalhos artesanais e isso parece ser um fenômeno mundial. Juventude e formação acadêmica não garantem necessariamente qualidade, mas certamente introduzem uma nova cara às técnicas tradicionais, que estão, aos poucos, é verdade, deixando de ser vistos como um sub-emprego malfadado para se tornar uma atividade rentável.

Esse novo perfil de artesão foi se consolidando com o surgimento de sites, fóruns, blogs e comunidades online relacionadas ao tema. Muitos aproveitaram a experiência que já tinham em casa, graças às mães, avós e/ou tias prendadas, para se dedicar a algum trabalho artesanal e divulgá-lo pela rede. Outros se utilizaram da própria web e de seus zilhões de tutoriais para aprender sozinhos a dar os primeiros passos, esmiuçar alguma técnica e vender seus produtos. Não sei dizer se há um caminho melhor, mas acredito que o valor individual, a bagagem, o bom gosto e a determinação são mais importantes do que o modo como você dominou algum processo.(...)"
Fonte: Superziper

0 comentários: